imagem para tuatha de danann

Tuatha de Danann

O Tuatha de Danann nasceu na cidade de Varginha/MG da união de duas bandas imaginárias, Mortal Syndrome e Lost Religion. Do Mortal Syndrome viriam Bruno Maia, Rodrigo Berne e Marcos Crom -, do Lost Religion, Giovani Gomes e Wilson Eduardo. A princípio, estava formado o Dark Subconscious, em 1994. Em 1996, já com o nome Tuatha de Danann, lançam a primeira demo “The Last Pendragon”. Esse material chamou muita atenção da mídia especializada, assim como do público underground no Brasil. Em 1998 lançam “Faeryage”, que trazia a banda mais evoluída, pois apresentava uma música repleta de arranjos e vocais ora limpos ora urrados. Imediatamente esta demo levou a banda a assinar seu primeiro contrato.

A CONSAGRAÇÃO DO TUATHA DE DANANN

Em 1999 lançam o primeiro CD, intitulado simplesmente Tuatha de Danann. Logo depois deste lançamento vieram muitos shows pelo Brasil até que, em 2001, a banda entra em estúdio para lançar “Tingaralatingadun”. Este álbum foi reconhecido como um dos mais importantes do Folk Metal e, que, só no Brasil, vendeu mais 26 mil cópias. Em 2002 lançam “The Delirium has Just Begun”, álbum que os levaram a assinar com gravadoras internacionais, com relançamentos na Europa e Rússia. No ano de 2004 seria lançado o álbum “Trova di Danú’ no Brasil e Europa. A turnê deste álbum alcançou a França e Alemanha( culminando no festival Wacken open Air) e no Brasil a banda teve seu nome alavancado junto à mídia rock além de outros veículos da grande mídia.

Em 2009 lançam o primeiro DVD acústico produzido por uma banda de Heavy Metal no Brasil e em 2010, o vocalista e multi instrumentista Bruno Maia deixa a banda. Em consequência disto, o Tuatha paralisa suas atividades oficialmente até 2013 quando toda a formação original resolveu voltar. O resultado disso foi o lançamento de “Dawn of a New Sun”, em junho de 2015. Este álbum não apenas marcou um retorno, como trouxe a inclusão de um novo membro à banda, o gaiteiro Alex Navar. Além disso, conta também com a participação de um dos criadores do gênero folk metal: Martin Walkyier em três músicas ( 1 cantando e 3 como letrista). 2016 foi o ano da banda regravar seu primeiro álbum e lança-lo numa nova roupagem.

LINKS RELACIONADOS

https://www.youtube.com/c/TuathadedanannArtBr1/videos

https://www.facebook.com/Tuathadedanannofficial

https://www.instagram.com/tuathaofficial

https://spoti.fi/3hL9Li8

ACESSE BRAUNA MUSIC PRESS