barril de pólvora

Barril De Pólvora

Tomados pelo desejo comum de fazer música, velhos amigos de Belo Horizonte/MG formaram a Barril De Pólvora para registrar suas ideias. Embora as inspirações remetam a nomes clássicos do Rock e Metal, a banda insere em suas canções personalidade própria.

O quarteto que iniciou as atividades em 2005 trabalhou em composições marcadas pela técnica ‘bluesy’, com andamentos pesados, velozes e, por vezes, progressivos. Pelas mãos de Flávio Drager (vocais), Emerson Martins (guitarras), Saulo Santos (baixo) e Alexis Bomfim (bateria), a banda lançou o álbum “Barril de Pólvora”.

O CD saiu em março de 2018 e, em dezembro, já figurava em listas de Melhores do Ano. Mas para este acontecimento, exigiu-se também um apoio técnico de ponta, com André Cabelo (Chakal) nas mixagens e masterização e Rodrigo Garcia na produção. ​ O álbum é o encontro do tradicional com o moderno, graças à formação musical dos membros, que é um reflexo da velha escola.

Da mesma forma, a qualidade dos profissionais de estúdio contribuiu para uma audição elogiada pelo público e crítica especializada, sem comparações a outras bandas. Porém, é inevitável ouvir o CD “Barril de Pólvora” e não despertar em um sentimento oitentista. O clima e a sonoridade são proporcionalmente encaixados nas letras.

Depois disso, saiu o videoclipe de “Barril de Pólvora”, com direção de Sandro Guimarães. Como resultado, a seleção de imagens e dramatização representadas em um quadro de conflito, mostrava o caos e ódio social versados na letra. Ao mesmo tempo em que as pessoas assistiam ao clipe, o grupo caia mais nas graças do rockeiro, que pedia por shows.

Por conseguinte, o quarteto participou de festivais importantes de Minas Gerais. Não demorou muito até se apresentarem em programas de TV, rádios e canais de YouTube, dentro e fora de Belo Horizonte. Simultaneamente, tanta exposição fez a música da Barril De Pólvora alcançar ouvintes mais distantes. Como presente, os fãs receberam mais uma novidade, que foi o lançamento do lyric video de “Muito Papel pra Pouca Solução”.

Em síntese, a letra satírica e de protesto desse vídeo denunciava a burocracia das repartições públicas no Brasil. Em seu dia de lançamento, chegou às bancas de jornal do país a Roadie Crew ED # 237. A revista veio com uma entrevista da Barril De Pólvora, mas antes publicou uma resenha do CD no mês anterior.

A esta altura, o disco dos mineiros já havia recebido elogios de sites como Roadie Metal, Whiplash etc. Postagens de outros divulgadores da cena como Rock Vibrations e Rock on Stage, também relacionaram o debut em suas indicações. Com um álbum de metal em português, se perpetuou o som do “Barril” pelo país.

Agora, seu som atravessou as fronteiras e chegou a outros países da América do Sul como Argentina, Peru, Uruguai e outros. Porém, os planos para tocar nestes países estão adiados pela pandemia. No entanto, a banda não parou de produzir e, durante a parada nos shows, entrou em estúdio mais uma vez para conceber o segundo álbum.

Com a equipe que produziu o primeiro CD, a Barril De Pólvora deu início às novas sessões e, em 2021, lançou o primeiro single deste novo álbum. A banda que em diferentes entrevistas citou mudanças em sua sonoridade, mostrou em “Guerreiros Noturnos” um pouco de suas intenções. Com inserção de mais peso, linhas vocais mais ácidas e uma pegada mais forte, esta nova música abre portas para caminhos inexplorados. Contudo, o clima oitentista se mantém intacto.

CONTATO BANDA BARRIL DE PÓLVORA

https://www.barrildepolvora.com/links