Tuatha De Danann

TUATHA DE DANANN: MÚSICA CELTA E HEAVY METAL EM HARMONIA

A banda Tuatha De Danann une harmoniosamente vertentes musicais com base no Heavy Metal e música celta. Essa proposta se iniciou em 1995 na cidade de Vargínia/MG. Naquela época, o grupo formado por adolescentes com idade entre 13 e 16 anos, já surpreendia a cena musical alternativa brasileira com a demo-tape “The Last Pendragon”. Pouco tempo depois, em 1998, a segunda demo, “Faeryage”, apresentava ao Brasil a tônica musical da carreira dos músicos, o Celtic Heavy Metal ou Folk Metal.

Com o passar dos tempos, aliando o amadurecimento musical e pessoal dos integrantes às possibilidades de produção de sua música, o Tuatha De Danann presenteou o nascente cenário musical Folk Metal com os CDs “Tuatha de Danann” (1999), “Tingaralatingadun” (2001), “The Delirium Has Just Began…” (2002) e “Trova di Danú” (2004). Com esses álbuns lançados também na França e Rússia, a banda se apresentou em diversos locais do Brasil, excursionou pela França e, em 2005, tocou no maior festival de música underground da Europa, o “Waken Open Air” da Alemanha.

Nesse período, o Tuatha De Danann figurou em diversas listas e enquetes como uma das mais expressivas bandas de Heavy Metal do Brasil, e seus membros como melhores instrumentistas entre músicos brasileiros do estilo. Esse reconhecimento é resultado de composições esmeradas, criativas e festivas, criadas a partir de experimentações com instrumentos tradicionais do Rock, como guitarra distorcida, baixo, teclados, bateria e instrumentos não convencionais e da cultura celta, como bouzouk, tin e low whistle (flautas irlandesas), uilleann pipes (gaita de fole irlandesa), flauta doce e transversal, bandolim, entre outros.

Após circular por diversos festivais e casas de shows do Brasil, o Tuatha de Danann registra o seu primeiro trabalho acústico: o DVD “Accoustic Live 2009”. O álbum foi gravado ao vivo em dois shows realizados na sala Adoniran Barbosa, do Centro Cultural de São Paulo (CCSP), com lotação esgotada.

Movidos pelo desejo de expandirem mais o Folk Metal pelo país, os músicos do Tuatha de Danann se dedicaram a projetos musicais paralelos que deram forma aos grupos Braia (música celta com MPB), Tray of Gift (Folk Metal) e Kernunna (Celtic Progmetal), mas em 2015 a banda reaparece com o esperado álbum “Dawn of a New Sun”, com os contornos Celtas inconfundíveis que consolidaram os mineiros e apuradas percepções musicais do Rock Progressivo e Heavy Metal. O álbum, com participações especiais do vocalista inglês Martin Walkyier (Skyclad, Sabbat e outros) e do vocalista/baixista Khadu Capanema do Cartoon, foi um dos mais vendidos do ano e considerado um dos melhores lançamentos nacionais de Heavy Metal em 2015, sendo o passaporte para uma viagem mágica, porém sóbria e amadurecida, para quem sentia necessidade de originalidade musical no meio Rock/Metal.

Em 2018, cada vez mais dedicados à música alinhada às culturas mundiais, o Tuatha de Danann, após uma reformulação, ressurge como trio formado por Bruno Maia (vocais, guitarra, flautas, banjo, bouzouki e mandolim), Giovani Gomes (baixo e vocais) e o tecladista Edgard Brito. Um novo EP começa a ser produzido e as características celtas indispensáveis à banda dividem terreno a outros climas, dando espaço também a letras mais existencialistas. O disco que se chama “The Tribes of Witching Souls” foi lançado em fevereiro de 2019 pela Heavy Metal Rock e traz participações especiais de Fernanda Lira (Nervosa), Daísa Munhoz (Soulspell), Nita Rodrigues (Bud Pump), Dave Briggs (Waylander) e, mais uma vez, Martin Walkyier em uma das canções mais velozes do CD, “Your Wall Shall Fall”, que virou videoclipe de promoção do álbum.

Formação

Bruno Maia: vocais, flautas, guitarras, guitarras acústicas, mandolim & banjo

Giovani Gomes: baixo e vocais

Edgard Brito: teclados

Discografia

Tuatha de Danann (1999, EP)

Tingaralatingadun” (2001)

The Delirium Has Just Began… (2002)

Trova di Danú (2004)

Dawn of a New Sun (2015)

The Tribes of Witching Souls (2019, EP)

Outros

Accoustic Live (2009, DVD)

Dawn of a New Sun! (2014, single)

Tuatha de Danann (2016, relançamento com bônus)

The Tribes of Witching Souls (2018, single)

Your Wall Shall Fall (2018, single)

Ouça o Tuatha de Danann pelo streaming

Spotify: https://open.spotify.com/artist/13LUK4MSLSmDpI6D3lJqEn

Deezer: https://www.deezer.com/en/artist/8853

Napster: https://us.napster.com/artist/tuatha-de-danann

Claro Musica: https://www.claromusica.com/artist/24995

iTunes / Apple Music: https://itunes.apple.com/br/artist/tuatha-de-danann/275891977

Amazon Music: https://music.amazon.com/artists/B005ST0ZKI?tab=CATALOG

Google Play: https://play.google.com/store/music/artist/Tuatha_de_Danann?id=Ai42ywyr7xmxwal2crqjkniw3ry&hl=en

Links relacionados

http://www.tuathadedanann.art.br

www.facebook.com/Tuathadedanannofficial

www.youtube.com/channel/UCu–pkw_vfbTYZAaJvKEapg/feed

www.instagram.com/tuathaofficial / @tuathaofficial

Assessoria Brauna Music Press

www.braunamusicpress.com

www.facebook.com/braunamusicpress

www.instagram.com/bmusicpress / @bmusicpress

www.twitter.com/BMP_Assessoria / @bmp_assessoria